Orgulho X Humildade – Filipenses 2.1-4

Estudo aplicado aos jovens da IBBP – 27/08/2012

Introdução

A carta aos filipenses foi escrita quando o apóstolo Paulo estava na prisão. Contudo, lendo o texto de Atos 16.11-40 podemos ver que ele:

  • v.11-12: Entrou na Macedônia, iniciando a expansão do Evangelho da Ásia para a Europa;
  • v.13: Procurou um “lugar de oração”, já que não havia um número suficiente de judeus homens para se manter uma sinagoga; por isso também haviam mulheres ouvindo-os;
  • v.14-15: Teve o prazer de conhecer Lídia e sua família, que se converteram e foram batizados;
  • v.16-24: Expulsou um espírito adivinhador de uma jovem, o que o levou a ser injustamente açoitado e preso; vale dizer que Timóteo e Lucas eram companheiros de viagem de Paulo, e que Timóteo era meio-grego (pelo pai) e Lucas era grego, por isso só os judeus Silas e Paulo foram presos;
  • v.25-34: Pregou para o carcereiro e sua família, que se converteram e foram batizados;
  • v.35-40: Após soltos, despediram-se para seguir viagem a caminho de Tessalônica (Fp. 3.1), que também era província da Macedônia.

Esses eventos se tornaram uma marca positiva na memória de Paulo (Fp. 1.3), pois ele teve a oportunidade de pregar o evangelho e ter comunhão com os irmãos, estes que chegam a ser chamados de coroa (Fp. 4.1). Por isso, o tom da epístola aos filipenses é de regozijo e alegria (1.4,18,25,26; 2.2; 3.1; 4.1; etc…), apesar de pequenas divisões de pensamento por conta dos falsos mestres (Fp. 3.2) e discórdia entre Evódia e Síntique (Fp. 4.2).

Filipenses 2.1-4

v.1-2: Podemos parafrasear assim: “1Se há alguma motivação em Cristo, algum consolo de amor, parceria com o Espírito Santo. E se afeto e misericórdia fazem parte do estilo de vida de vocês, 2completem a minha alegria, mantendo a unidade, tendo o mesmo pensamento, amor, alma e atitude.”.

v.3a: Partidarismo refere-se a intransigência de alguns que querem impor suas opiniões aos demais (sectarismo); Vanglória refere-se a presunção, ou busca pela própria glória. Em ambos os casos a semente do problema é a ambição egoísta, que quer dizer busca por exaltação ou simplesmente orgulho.

Orgulho: “1 Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; altivez, brio. 2 Amor-próprio exagerado. 3 Empáfia, bazófia, soberba. 4 Ufania. 5 Aquilo de que alguém pode orgulhar-se: O bom filho é o orgulho de seus pais.”

v.3b: Humildade refere-se a considerar-se inferior, como Paulo que se considerava o pior dos pecadores (1 Tm. 1.15), é uma atitude de reconhecer-se miserável, pobre, fraco; considerando cada um os outros superiores a si mesmo é a definição bíblica para humildade.

Humildade: “1 Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. 2 Modéstia. 3 Pobreza. 4 Demonstração de respeito, de submissão. 5 Inferioridade.”

v.4: Seus interesses refere-se a não procurar, de forma egocêntrica, os próprios interesses; também os interesses dos outros é autoexplicativo.

Aplicação

Se temos crido que somos filhos de Deus, devemos mostrar fruto do Espírito (Gl. 5.23), citado por Paulo como um único fruto com várias características começando com amor e terminando com domínio próprio, que são dois itens essenciais para todo cristão que obedece aos mandamentos.

O apóstolo João nos ensina que já passamos da morte para a vida, porque amamos aos irmãos (1 Jo. 3.14) e nos recomenda em 1 Jo. 3.18 a que “não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”. Sabemos que podemos fazer isso após a decisão de amar, mas como? Deixe-me fazer algumas perguntas e responda para si mesmo, fazendo uma auto avaliação sincera:

  • Como tem sido suas atitudes? Você tem se irritado facilmente? Ou ficado triste facilmente? Ou você é daqueles que não leva desaforo pra casa e nem “engole sapo”? Você dá um jeitinho de conseguir o que quer, nem que seja uma mentirinha ou fazendo drama ou charme ou mesmo o “jeitinho brasileiro”?
  • Como tem sido seus pensamentos? Você tem guardado mágoa ou ressentimento? Ou fica ruminando certos assuntos? Ou você fica pensando em como vai responder da próxima vez que isso acontecer? Você faz planos para como esconder aquele seu pecado predileto? Você planeja a próxima vez que vai massagear seu pecado oculto?

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, fique atento: você tem um rei na barriga, você tem orgulho! Sugiro que você comece a observar: O que você faz quando ninguém te vê; O que você vê quando ninguém te vê; O que você pensa já que ninguém sabe.

Então, a partir do momento em que um cristão reconhece que tem algo a ser mudado em sua vida, e esse problema é orgulho, o que fazer então?

Ef. 4.11-32:
  • v.11: Você já conseguiu identificar qual sua parte no corpo de Cristo? A humildade vem por fazer parte, não ser um ser exclusivo.
  • v.12: Você já visa o aperfeiçoamento dos santos? A humildade vem pelo seu trabalho pelo próximo visando a ajuda mútua das partes do corpo.
  • v.13: Você já traçou seu plano de buscar unidade de fé com os irmãos e ter conhecimento de Cristo? A humildade vem em reconhecer que a unidade da fé é ter uma só fé com os irmãos e não a sua fé.
  • v.14: Você já tem conhecimento suficiente para se prevenir de pessoas que lhe induzem ao erro? A humildade reside em buscar admitir que não tem ainda conhecimento e se sujeitar a estudar e até mesmo a pedir ajuda do próximo.
  • v.15: Qual seu modelo? Você tem segue bons exemplos de vida cristã? A humildade vem a partir da sujeição completa ao Cabeça, Cristo. Lembrando que a cabeça pensa e ordena, enquanto que o corpo apenas executa a ordem.
  • v.16: Você é uma célula do corpo de Cristo, então você já sabe se é uma cancerígena ou uma célula sã? Vale uma parada aqui. Quando digo célula cancerígena, não quero dizer que você é algo a ser excluído do corpo de Cristo, mas quero fazer uma analogia simplória a quando estamos doentes e essa doença nos faz andar, trabalhar, pensar mais devagar, em suma, quando essa doença atrapalha o andamento normal do corpo. A humildade vem através da cooperação de cada parte, com cada célula fazendo seu papel da melhor forma possível para o bom andamento do Corpo.
  • v.17-19: Maus exemplos. A humildade vem por admitir seu modo de vida impróprio e a ignorância.
  • v.20-21: Verifique se está na fé. A humildade é avaliar se está gerando frutos dignos de arrependimento, se a imagem de Deus é glorificada através do seu testemunho de vida. De outra forma é avaliar se realmente você faz parte do Corpo de Cristo ou apenas ama de boca e não de ação e de verdade (1 Jo. 3.18).
  • v.22: vos despojeis. Desapossar, largar. Jogar fora tudo que não convém ao testemunho de Cristo.
  • v.23: vos renoveis. Tornar novo ou regenerar, tornar melhor em todos os aspectos ou corrigir. Purificar seus atos através da limpeza das atitudes ao estudar e aplicar a Bíblia.
  • v.24: vos revistais. Cobrir, buscar aparentar ou reproduzir as qualidades de…  É começar a praticar tudo o que convém ao testemunho de Cristo.
  • v.25-32: Plano de ação! Refere-se a exemplos práticos do que foi dito no 22-24 (tirar velho, limpar impureza, colocar novo).

Conclusão

Fp. 2.12-16: Independentemente da presença dos seus pais, dos seus líderes no colégio ou trabalho, do seu pastor, do seu líder de jovens, ou qualquer outra pessoa que possa lhe exortar em amor, faça o possível para preservar a Palavra de Cristo, para permanecer em Deus, para que através da humildade, através do amor entre irmãos, sejamos irrepreensíveis e sinceros, e para que tanto Cristo como seus guias espirituais possam dizer: “não corri em vão, nem me esforcei inutilmente”.

Referências

Bíblia na versão de José Ferreira de Almeida, edição revista e atualizada. Acessado em www.bibliaonline.com.br.
Bíblia na versão NVI. Acessado em www.bibliaonline.com.br.
Bíblia na versão American Standard Version. Acessado em www.bibliaonline.com.br.
Moderno dicionário da língua portuguesa. Acessado em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php.
Bíblia de estudo John MacArthur.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s